Os benefícios que o Kung Fu pode fazer por você.


O Kung Fu chinês existe há mais de 2.500 anos, e continua sendo um dos sistemas superiores que promoveram a saúde ao longo dos séculos.


A maioria dos sistemas tradicionais chineses de Kung Fu, como o Wing Chun, são baseados no cultivo de energia através do foco mental e do relaxamento físico profundo. Pesquisas médicas recentes descobriram que a prática regular de Kung Fu interno, como Wing Chun ou Tai Chi, melhora a função imunológica, reduz a pressão arterial e produz uma série de outras mudanças fisiológicas medicamente valiosas. Também melhora o equilíbrio e a postura através do relaxamento e nutrição da conexão mente-corpo. Pode-se até reequilibrar e trazer alinhamento correto na coluna vertebral e no resto do corpo.


Se não forem tratados, os desequilíbrios posturais podem reduzir drasticamente a flexibilidade, restringir o movimento físico e diminuir a qualidade de vida. É por isso que os usos do Kung Fu chinês foram prescritos pelas tradições chinesas para a saúde interna e externa geral.


O sistema Wing Chun Chuan, como passado pelo mestre Kim, coloca grande ênfase na calma mental, equilíbrio, postura correta e relaxamento consciente e seu papel em nossa saúde.


Por exemplo, o treinamento de relaxamento tem sido encontrado para ampliar passagens respiratórias restritas para portadores de asma. Em diabéticos, o relaxamento consciente tem sido mostrado para reduzir a necessidade de insulina. Pessoas com dor crônica e insuportável têm usado o treinamento para encontrar alívio significativo.


Aplicando pesquisas científicas ocidentais a tratamentos e métodos orientais, agora sabemos que a ansiedade e a incapacidade de lidar com o estresse têm um efeito prejudicial na mente e no corpo, e é um fato comprovado que o rápido progresso da saúde doente muitas vezes anda lado a lado com a não ser capaz de relaxar. Além disso, pesquisas mostram que o relaxamento pode ajudar a afastar a doença, tornando as pessoas menos suscetíveis a micróbios nocivos, e reduzindo os níveis de pressão arterial e colesterol.


No entanto, essas vantagens médicas não vêm de atividades de relaxamento comuns, como catnaps ou jardinagem, mas sim de um "relaxamento profundo" obtido a partir de técnicas intensivas que permitem que as pessoas evoquem um estado fisiológico específico.


"Apenas sentar em silêncio ou, digamos, assistir televisão, não é suficiente para produzir as mudanças fisiológicas; você precisa usar uma técnica de relaxamento que vai quebrar a linha do pensamento cotidiano e diminuir a atividade do sistema nervoso simpático", diz Herbert Benson, diretor da Divisão de Medicina Comportamental do Hospital Beth Israel, parte da Harvard Medical School, em Boston.


A partir do relaxamento profundo, pode-se promover a respiração natural profunda e melhorar a circulação sanguínea, e também trazer à tona o fluxo de Chi (energia vital). Se praticadas corretamente, algumas das artes internas (por exemplo, Wing Chun, Tai Chi e Yoga) podem proporcionar alívio para pessoas doentes ou fisicamente fracas sem que elas precisem depender de drogas, remédios ou cirurgias.


Essas artes são projetadas para construir o sistema imunológico dos praticantes e a consciência corporal e melhorar o funcionamento fisiológico. Eles coordenam o movimento natural do corpo com a mente e desbloqueiam e liberam o fluxo de Chi dentro do corpo. Chi é a energia de vida circulante que na filosofia chinesa é considerada inerente a todos os seres vivos. O estudo da medicina chinesa mostra que algumas doenças ocorrem quando o fluxo de Chi é prejudicado.

Para tratar essas doenças, a "energia da vida" ou Chi devem ser feitas para fluir de forma natural dentro do corpo.


Mas vamos deixar o tema de Chi de lado por um momento e fazer uma pergunta muito simples: Por que não podemos ficar calmos e relaxados ao longo de nossas vidas diárias? Vamos pensar sobre isso. É nosso próprio corpo e mente, então quando há excesso de tensão em nossos corpos que leva a desconforto ou dor, por que não podemos controlar, liberar e abrir o corpo para nos livrarmos do desconforto?


A principal razão para isso é a falta de conexão entre nosso corpo e nossa mente. Em nossa cultura e estilo de vida atuais, estamos sempre pensando. Nossos pensamentos correm soltos, saltando incontrolavelmente de um assunto para o outro. Para acrescentar a isso, com os constantes avanços tecnológicos, temos um mundo totalmente diferente para viver: o mundo cibernético, por isso passamos horas todos os dias com nossa consciência dentro do smartphone ou tablet, em vez de em nosso próprio corpo.


Os cientistas chamam isso de pensamento lóbulo frontal. Através de experimentos e observações do cérebro e do corpo, eles fizeram descobertas surpreendentes ao examinar uma pessoa que está estressada devido a um excesso de pensamento desnecessário, em comparação com alguém que está calmo e no controle de sua mente (por exemplo, um meditador experiente). Graças a esses estudos detalhados, agora entendemos os efeitos insalubres do excesso de pensamento do lobo frontal. Em outras palavras, ao usar demais o córtex pré-frontal na frente do cérebro, que é usado para pensar, estressar e calcular, não estamos apenas fora de contato com nosso corpo, mas também estamos causando danos. Eles descobriram que, sendo capazes de desligar o córtex pré-frontal do cérebro, somos capazes de obter melhor acesso à parte traseira do cérebro, levando ao desempenho humano final. Eles chamaram de "desempenho humano final" porque viram que a produtividade, a força e o desempenho geral aumentaram em incríveis 500%!


As descobertas notáveis foram que a parte traseira do cérebro é responsável pela cura, criatividade, relaxamento, habilidades motoras e muito mais. Além disso, o pensamento do lobo frontal usa até 10 vezes mais energia do que a parte traseira, então quando desligamos isso e naturalmente ativamos a parte de trás do cérebro, uma grande quantidade de energia é salva, e pode então ser usada para reparo e cura. Desnecessário dizer que este estado consciente é um remédio natural para o estresse, que os médicos agora concordam ser a principal causa de muitas doenças.


Essas novas descobertas científicas são altamente relevantes e interessantes porque o Grão-Mestre Chu Shong Tin, que tinha um controle alucinante sobre seu corpo e mente, nos disse que seu sentimento era que ele estava usando a parte de trás de seu cérebro para obter acesso interno tão incrível e controle sobre seu corpo. Ele sempre disse que não podia explicar como ou por que ele era capaz de ter tal controle, no entanto o feedback de sua mente era que não havia muito pensamento ou análise em seus movimentos. Em vez disso, ele disse, o feedback de seu corpo era que ele estava sentindo relaxamento total e profundo e tinha um controle incrível sobre seu sistema muscular e esquelético.


É apropriado mencionar também neste momento que quando criança ele era muito frágil e fraco e ficava doente regularmente. Ele começou a praticar Wing Chun quando estava na adolescência. Desde os 22 anos até morrer, os médicos lhe disseram em três ocasiões distintas que ele ia morrer (de problemas estomacais a baixos hemlóbulos brancos até câncer), mas ele conseguiu ensinar até morrer aos 82 anos.


Se praticado corretamente, este é realmente o poder da arte interna de Wing Chun! Um grupo de neurologistas chamou a desativação do córtex pré-frontal de "o estado de fluxo", e no Mindful Wing Chun chamamos de "Estado nim Tao". Neste estado ganhamos a capacidade de ativar a parte traseira do cérebro e, assim, colher todos os benefícios e controle que vêm com isso.


Em termos de autodefesa, por que não é apenas uma arte marcial como Karatê, Judô ou Kick Boxing, e por que é muito mais poderosa e eficiente? Em termos de saúde, por que é tão diferente de ir à academia, correr ou praticar um esporte? Em termos de alívio da dor, como podemos literalmente manipular e curar nosso corpo com nossa intenção em vez de ir para uma massagem ou ver um quiroprático? Em termos de alívio do estresse, por que é muito melhor do que uma dose temporária de assistir TV ou tomar uma cerveja? E em termos de estilo de vida, como é que Wing Chun nos permite nos sentir mais felizes, mais confiantes e mais no controle?


Essas são todas as perguntas que podemos responder melhor agora através de nossa própria compreensão e através de fatos científicos, mas agora sabemos que, em última análise, uma pessoa precisa experimentar esses fatos para realmente entendê-los. Considere isso: se você nunca tivesse provado sal antes e nós gastamos horas tentando explicar o gosto, então não importa o quão inteligente você fosse você nunca entenderia verdadeiramente o que quis dizer até que você realmente provou o sal para si mesmo.


O estilo genuíno e interno de Wing Chun é exatamente o mesmo. Não é apenas uma arte marcial e não é apenas um hobby saudável – uma vez praticado e compreendido corretamente, é um sistema que terá uma influência positiva em tantos níveis da sua vida! Os benefícios desta arte são muito reais e não demoram muito para experimentar, independentemente do seu sexo, idade ou nível de aptidão. É por isso que Wing Chun pode se tornar muito viciante para aqueles que estão expostos a ele!

40 次瀏覽1 則留言

最新文章

查看全部

© 1.999 Wing Chun Kung Fu - Família  Kim - Todos os direitos reservado

Loja Lujak Tend-Tudo (Maria Luzanete de Sá Batista)

CNPJ: 19569290000117
Av. Nossa Senhora das Graças, 35 - Distrito Alto Lindo

Ibiapina - CE / Cel: 17 99621-6878

Prazo de Entrega 7 dias úteis